MEDALHA

Oficiais-Generais da FAB são agraciados com Medalha Militar

O evento aconteceu nessa quinta-feira (21/09) em Brasília (DF)
Publicada em: 22/09/2023 14:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, nessa quinta-feira (21), em Brasília (DF), da cerimônia de imposição de Medalha Militar por completarem 50 e 40 anos de serviço ativo. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno presidiu a solenidade que teve a presença de membros do Alto-Comando da FAB; Oficiais-Generais das Forças Armadas, da Consultora Jurídica-Adjunta do Comando da Aeronáutica, entre outras autoridades e familiares dos homenageados.

A Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em serviço ativo. Na ocasião, a Medalha de Platina com Passador de Platina, por completar 50 anos de bons serviços prestados, foi imposta ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; Medalhas de Ouro com Passadores de Platina, por completarem 40 anos de bons serviços prestados, foram impostas aos seguintes Oficiais-Generais: Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior; Brigadeiro Intendente Mauro Roma Cardoso de Barros; Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira; Coronel Especialista em Aeronaves Francisco Evandio Barbosa de Castro Lima; e Major Especialista em Suprimento Claudio José Alves Vergasta.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre o significado e a responsabilidade dos serviços prestados. “Hoje nos reunimos para celebrar e honrar aqueles que, movidos pelo ideal de servir a pátria, dedicaram décadas de exemplar serviço à Força Aérea Brasileira e ao nosso Brasil. A imposição da Medalha Militar se revela como um momento de singular significado, visto materializar em uma inesquecível solenidade o reconhecimento pelo comprometimento e profissionalismo demonstrados por nossos militares ao longo das décadas nessa desafiadora carreira. Parabéns a todos os agraciados!”, finalizou o Comandante.

O Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, expressou sua alegria em receber a medalha por 50 anos de serviços prestados. “É uma emoção ímpar estar recebendo a Medalha porque realmente são raros aqueles que conseguem atingir uma marca dessa natureza. E no meu entendimento é a coroação de um trabalho e de uma dedicação por tantas décadas à nossa Força Aérea e principalmente ao nosso país que é, na verdade, o grande tributário dos nossos serviços”, concluiu.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

imagens/original/46288/IMG_9363.jpeg
imagens/original/46288/IMG_9364.jpeg
imagens/original/46288/IMG_9367.jpeg
imagens/original/46288/IMG_9368.jpeg